Nesta
segunda-feira, 20/04, a CAIXA Econômica Federal em parceria com o SEBRAE
assinaram um acordo para facilitar a manutenção atividade empresarial
de microempresários, empresários individuais e empresas de pequeno porte (EPP),
durante o estado de calamidade e pandemia.
A iniciativa fomenta a tentativa de manter a atividade empresarial capitalizada e
a indução de crescimento econômico e desenvolvimento do país.
A empresa deverá se cadastrar no portal da
CAIXA através do Link, quando receberá um contato do gerente da agência. Para empresas que já possuam
o acompanhamento junto à SEBRAE, além do pacote de benefícios anteriores, será
ofertada uma operação de crédito com taxas menores e prazo maior de carência.
O crédito estará disponível para
empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio
e serviços.
Para microempreendedores individuais, o requisito
para solicitação do crédito é faturamento de até R$ 81 mil reais anuais,
microempresas deverão faturar até R$ 360 mil reais e as empresas de pequeno
porte, de R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões de reais:
A taxa de carência respectivamente varia
conforme o tamanho das empresas, sendo concedido limites de crédito de até R$
12,5 mil para MEI, com carência de 9 meses e prazo de 24 meses para pagamento.
As taxas são 1,59% ao mês de juros.
A microempresa que solicitar o crédito,
poderá ter contratado o valor de até R$ 75 mil reais, cuja carência será de 12
meses e o pagamento em até 30 meses, com taxa de juros por mês de 1,39%. Para
EPP’s, o limite de crédito é de até R$ 125 mil reais, com 12 meses de carência
e taxas de juros mensais de 1,19%.
Fase
1 – Pré-Empréstimo: o empresário assiste ao vídeo tutorial e
tem acesso a conteúdos de apoio para calcular a real necessidade de capital de
giro e avaliar sua capacidade de pagamento das futuras prestações.
Além disso, pode fazer cursos online
específicos para aprender a organizar melhor a vida financeira da empresa.
Fase
2 – Empresa que já conseguiu o crédito com o FAMPE
: após obter o empréstimo, o empreendedor recebe um comunicado do Sebrae com
informações e dicas importantes para manter a saúde da empresa.
O cliente aprende a aplicar
autodiagnóstico de gestão empresarial e identificar áreas da empresa que
precisam de melhorias, como vendas, marketing, gestão de pessoas, entre outras.
A equipe empresarial do GNA Advogados
encontra-se à disposição para eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos que se
fizerem necessários.
*Texto escrito e de autoria da equipe
Gonçalves, Nardini & Ambiel Advogados, sendo expressamente proibida a sua
reprodução sem prévio aviso e indicação de fonte.